sexta-feira, 29 de março de 2013

ESCOLA ESTADUAL DE CABACEIRAS DESENVOLVE PROJETO DE ENERGIA SOLAR





A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alcides Bezerra, localizada no município de Cabaceiras, no Cariri paraibano, firmou parceria com o Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para desenvolver o projeto “Interação de estudantes do ensino médio com os princípios da engenharia para o uso da energia solar no semi-árido”.

O projeto, aprovado pelo CNPq, contemplou como bolsistas os alunos Ângela Guedes, José Lenildo Rodrigues, Ariana Cândido e Maércio de Farias, todos do 2º ano do ensino médio, além da professora de matemática da escola, Priscila Pereira, e o professor orientador da UFCG, Jógerson Pinto. A seleção dos alunos foi baseada no desempenho escolar.

Os alunos participantes do projeto, que tem prazo de um ano, mas pode ser renovado, participam de reuniões semanais, onde recebem orientação e colocam em prática o aprendizado. “Nesta semana eles construíram um relógio do sol e ainda serão projetados, nos próximos encontros: fogões solares; secadores de frutas e refletores solares, tudo usando a luz solar como fonte de energia”, destaca a diretora da escola, professora Roselane Nóbrega.

O objetivo do CNPq ao incentivar esses projetos é integrar as universidades ao ensino médio público como forma de estimular os alunos secundaristas à iniciação científica e à pesquisa. No caso do projeto na escola de Cabaceiras, o destaque vai para o trabalho com a energia solar, visto que a potencialidade do sol é muito grande nessa região da Paraíba e pode ser aproveitada positivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário