quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Governo do Estado realiza Seminário Estadual do Ensino Médio

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza nesta sexta-feira (19) o Seminário Estadual do Ensino Médio. A abertura do evento ocorreu às 18h da quinta-feira (19), no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com a palestra “Diversidade como eixo articulador na formação dos profissionais do Ensino Médio”, ministrada pela professora doutora Silvana Sousa Nascimento, da Universidade de São Paulo (USP). Nesta sexta-feira o evento acontece no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPB), e contou na abertura com a presença da secretária da Educação, Márcia Lucena, e da pró-reitora de Graduação da UFPB, Ariane Sá.

O objetivo do evento é mobilizar a rede estadual de ensino médio sobre o processo de formação dos professores do ensino médio, que acontecerá durante todo o ano de 2014”, esclareceu a gerente executiva de Ensino Médio e Educação Profissional, Ana Célia Lisboa da Costa. Participaram do evento os gerentes executivos e regionais da SEE, técnicos do NUAP, NAGE, Geemep, GRH e gestores das escolas da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE).
No evento foram discutidos temas como o “Pacto Nacional do Ensino Médio”, “Políticas curriculares e formação docente do Ensino Médio” e “Diretrizes curriculares e áreas de conhecimento”. Participaram dos debates os professores Ana Paula Pontes, Ary da Silva Maia, Antônio Sales da Silva, Mônica Mano Trindade e Vanildo Mousinho Marinho, todos da UFPB.

A secretária Márcia Lucena considerou a ação de grande importância para o acompanhamento da escola e do desempenho do Ensino Médio, que está sendo o foco desta gestão, com a implementação de projetos para atrair o aluno e discutir com ele que tipo de ensino se quer, com atividades mais atrativas e uma didática motivadora. “Para isso o Governo do Estado é parceiro das universidades públicas, no sentido de por em prática essas ações”, contou a secretária, destacando a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, Científica e Pedagógica em execução, por meio do Programa de Melhoria da Educação do Ensino Básico (Promeb), resultado de parceria entre o Governo do Estado e a UFPB, que está beneficiando inicialmente, nesse projeto piloto, 19.398 alunos matriculados em 65 escolas de ensino médio regular da rede estadual que funcionam em João Pessoa.

A pró-reitora Ariane Sá, por sua vez, falou sobre o Pacto pelo Ensino Médio proposto pelo Ministério da Educação: “Essa proposta já está na rotina dos educadores, mas cabe a nós utilizar os recursos investidos pelos governos, ampliar e aperfeiçoar o que está em cada escola”, disse. Ela se mostrou esperançosa com as ações de inovações e destacou o Promeb como uma delas.
 
Promeb – O programa trabalha com 460 universitários de cursos de Licenciatura que atuam como monitores e recebem uma bolsa de estagiário. Nesse programa o Governo do Estado investe cerca de R$ 1,7 milhão. O convênio objetiva contribuir para a melhoria da qualidade de ensino na rede estadual da Paraíba, promovendo a aproximação entre professores de cursos de licenciaturas da universidade e professores das escolas públicas, a partir da definição de metas pedagógicas que favoreçam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem para os alunos das escolas públicas e que proporcionem aos estudantes universitários dos cursos de Licenciatura e prática pedagógica desenvolvida em seu futuro ambiente de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário